30 de junho de 2008

Mais um canto inferior direito dobrado

"O problema de sabermos, no mais fundo de nós, que amaremos alguém para sempre, é que a nossa fraqueza fica demasiado exposta em caso de tempestade."

Canário, Rodrigo Guedes de Carvalho

26 de junho de 2008

10 minutos apenas

Hoje no trabalho foi realizado um rastreio de cancro da mama. Foi-nos colocado um modelo em silicone com uma textura da pele muito realista. Incluía várias alterações de diferentes formas e estágios para praticar o exame e a palpação das mamas. Uma forma de treinar. Uma forma de saber o que procuramos mas não queremos encontrar. Custou-me senti-los. Um modelo mas a minha mão.



É muito importante dedicarmos 10 minutos nossos ao auto-exame da mama, seguindo estes passos:

- O auto-exame da mama deve ser efectuado mensalmente por todas as mulheres a partir dos 18/20 anos de idade.

- Deve ser escolhida a fase pós-menstrual (após o fim da menstruação), altura em que ambos os peitos se encontram menos engurgitados e mais fáceis de palpar.

- Comece por inspeccionar ambos os peitos frente a um espelho.

- Procure depois quaisquer outras alterações da forma dos peitos ou dos mamilos, nomeadamente altos ou depressões. No caso dos mamilos, verifique se algum está deprimido ou apresenta descamação. Verifique se existe alteração da cor da pele ou pele em casca de laranja.

- Repita estas observações colocando as mãos à cintura e pressionando de modo a contrair os músculos do peito.

- Em pé e elevando o braço esquerdo comece por palpar a mama esquerda com a ponta dos dedos da mão direita (indicador, médio e anelar), começando pelos quadrantes mais externos e progredindo de forma circular por todo o peito. Repita esta operação com a mão esquerda para o peito direito, elevando o braço direito.

- Repita estas operações deitada de costas, com os ombros apoiados numa almofada, alternadamente à esquerda e à direita.

- Durante estas operações procure zonas de endurecimento ou nódulos (caroços).

- Termine o auto-exame pressionando ligeiramente os mamilos e verificando se existe algum corrimento.

Se encontrou algumas alterações no auto-exame não entre em pânico, contacte o seu médico. Os homens também devem fazer o auto-exame escolhendo uma fase do mês.

22 de junho de 2008

Annie Leibovitz

Porque há fotos que dizem tudo. São vidas em pixels.

Annie Leibovitz Louise Bourgeois, Escultora

Annie Leibovitz

Raymonda Davis, Militar

Annie Leibovitz Marilyn Leibovitz (mãe de Annie)

12 de junho de 2008